Ludobiblioteca

A Ludobiblioteca da Junta de Freguesia de Campo de Ourique é um espaço constituído pelo conceito de Ludoteca e Biblioteca. Está aberto à Comunidade desde o dia 30 de Abril de 2005 e nasceu da parceria com o Instituto de Apoio à Criança (I.A.C.).

É  um espaço lúdico situado no edifício da Junta de Freguesia (Rua Azedo Gneco, nº84, 3º andar) que está aberto gratuitamente a toda a comunidade, de todas as idades: bebés, crianças, adolescentes, adultos e idosos que pretende alertar e sensibilizar a Comunidade geral e educativa para o papel pedagógico do jogo, do brinquedo e da literacia no desenvolvimento global (motor, cognitivo, afetivo, social e moral) das crianças e adolescentes.

Todas estas áreas pretendem contribuir para a promoção do sucesso escolar e prevenção dos comportamentos de risco na comunidade.

Ao nível pedagógico, a Ludobiblioteca coloca à disposição das crianças um vasto material de qualidade, com claros e precisos princípios pedagógicos, de modo a enriquecer e favorecer o desenvolvimento da criatividade e da imaginação. Deste modo, a Ludobiblioteca dispõe de uma grande variedade de material sensorial, de exercício simbólico, de construção, encaixe e de regras, estimulando a aquisição de diferentes competências.

Apesar da Ludobiblioteca constituir um espaço de educação não formal onde a atividade é livre e espontânea, são orientadas diversas ações cujo objetivo é o desenvolvimento da linguagem (comunicação escrita e oral, apelando à capacidade de atenção auditiva e cognitiva – função simbólica), das competências cognitivas (concentração, raciocínio, pensamento representativo), das competências sociais (participação coletiva, associativa, competitiva e cooperativa), da conduta afetiva (estabelecimento de relação de confiança, positiva e constante entre o adulto, a criança e adolescente, envolvendo a família) e da conduta moral (aprender a ganhar e a perder, ter um continuo respeito pelos outros).