logo PECCO (002)

Os atuais hábitos de consumo têm um impacto ambiental significativo e todos os dias descartamos uma enorme quantidade de produtos e materiais muito além do seu potencial de utilização.

Para combater este problema, este projeto pretende promover a partilha, a reparação e a reutilização de bens de consumo, evitando resíduos e  produção desnecessária de novos bens através de uma acção local de proximidade.

Assim a criação do Pólo de Economia Circular em Campo de Ourique (PECCO) pretende ser a concretização desta estratégia local para este problema global.

 

Ferramenteca

Estrutura permanente de Ferramentas partilhadas onde os utentes poderão, a titulo de emprestimo, utilizar ferramentas do PECCO aumentando assim a vida util de utilização das mesmas.

 

Baú dos Brinquedos

De modo a aumentar a vida util dos brinquedos, as crianças poderão trocar brinquedos por outros que existam no PECCO. Deste modo poderemos tambem iniciar, nos mais novos, a mudança de mentalidades necessária para esta questão.

 

Closet Partilhado

Neste “armário” os utentes poderão trocar as suas peças de roupa, por peças semelhantes e em perfeito estado de conservação.

 

Biblioteca e Espaço de leitura

O PECCO será um espaço que se pretende dinamico e com vida, contando por isso com uma biblioteca e um espaço de leitura de modo a que os utilizadores possam aproveitar o espaço enquanto aprendem técnicas de reparação ou reaproveitamento  de materiais.

 

Repair Café

Evento mensal para aprender a reparar equipamentos elétricos/eletrónicos e Brinquedos com ajuda de voluntários especialistas na matéria.

 

ReCostura

Evento pontual com vista à reutilização e alteração de peças de vestuário com acompanhamento de voluntários especializados em costura.

 

Loja Social

Integrada no projeto PECCO, a Loja Social é uma estrutura de apoio social dinamizada pela Junta de Freguesia de Campo de Ourique que funciona como núcleo de apoio à população que aqui reside, facilitando o acesso à informação e serviços especializados, no combate às diversas formas de exclusão social.

O nosso principal objetivo é a prevenção e/ou resolução de problemas, respondendo às necessidades de famílias carenciadas através da doação de bens como: vestuário, calçado e têxteis.

A nossa Loja Social destina-se principalmente à recolha de bens, doados por particulares ou empresas, que serão atribuídos gratuitamente a munícipes que se encontrem em situação comprovada de vulnerabilidade Social.

Os interessados podem dirigir-se aos serviços administrativos da Junta de Freguesia para marcar um atendimento com o pelouro de Ação Social e posterior análise da situação socioeconómica e familiar, que mediante a apresentação de documentação própria, analisam e avaliam a situação sócio familiar e económica das referidas famílias carenciadas, atribuem ou não os bens solicitados, mediante disponibilidade das Lojas Sociais.

Local: R. Almeida e Sousa, 6

 

Ciclo de cinema do Cine Padaria / CampOvivo na Padaria do Povo

Projeção de 4 filmes, inseridas na programação do Cine Padaria, seguidas de debate moderados por especialistas e figuras de referência.

 

Horário de funcionamento PECCO

3ª a 6ª – 15h – 19h

Sábado – 10h – 14h

Encerra: Domingo, segunda e feriados

 

Consulte aqui o Regulamento interno

 

Financiado no âmbito do Programa JUNTAr/Fundo Ambiental